terça-feira, 30 de outubro de 2012

Descubra os segredos da dieta macrobiótica


A dieta macrobiótica desperta sentimentos diferentes. Tem pessoas que torcem o nariz e outras que aderiram a esta filosofia sem pestanejar. Para amar e até odiar algo, é preciso entender. Por isso, vou explicar um pouco sobre esta arte/ciência que é praticamente uma filosofia. A sua designação deriva de macro (grande) e bio (vida). O estilo macrobiótico preconiza a plena vida, implementando o velho aforismo: alma sã corpo são.
 
E esta filosofia é empregada através de uma alimentação que tem como base os cereais integrais, particularmente o arroz, os vegetais, as leguminosas e algas marinhas. Esses são os alimentos básicos da cozinha macrobiótica que obedecem ao preparo do princípio universal Yin-Yang, adequado ao equilíbrio do Homem-Natureza e ao ritmo das estações.

Outros alimentos, tais como as frutas e produtos animais, são incluídos em maior ou menor quantidade de acordo com a época do ano, clima, circunstância e condição ou atividade individuais.

Os alimentos principais para esta arte/ciência são os cereais integrais que podem ser consumidos crus, cozidos, assados, germinados, enfim, em inúmeras formas de preparo e apresentação. Os alimentos neutros, ou seja, com um bom equilíbrio yin/yang são:


1. Cereais integrais: arroz, aveia, cevada, milho, centeio, trigo, trigo sarraceno, painço, etc.

Trigo Sarraceno
2. Sementes: gergelim ou sésamo, de girassol, de abóbora, linhaça, etc. 
 
3. Legumes

Muitas pessoas se preocupam em perguntar em quanto tempo ela irá perder tempo ao realizar esta ou aquela dieta. Não tem como precisar isso, é impossível. Cada ser humano tem um biótipo e um estilo de vida. Por isso, é tão importante consultar um nutricionista para indicar a dieta mais adequada. A macrobiótica, em questão, pode ser seguida para o resto da vida, porém o ideal é ter uma dieta bem variada com frutas, legumes, verduras e alimentos integrais com proteína vegetal e, em alguns casos, eles aceitam proteína animal de peixe.


Um comentário:

  1. Gostaria de conhecer e estudar a macrobiótica em Brasília. Você me indica algum especialista ou grupo de pessoas na cidade ?

    ResponderExcluir