A depressão é um transtorno psicológico muito comum entre a população. As pessoas que sofrem esta doença costumam ficar sem energia e com mau humor. No entanto, com a alimentação juntamente com tratamento profissional (com terapia e intervenção medicamentosa), é possível amenizar esse quadro.
A dica é investir nos alimentos que estimulam o bom funcionamento do organismo (e o trânsito intestinal) ajudando a melhorar o humor.
A couve, por exemplo, é fonte de vitamina A, B6, C, K e ainda de magnésio, cálcio e ferro. Ela favorece o aporte destes nutrientes alimentando as células e ajudando na homeostase do organismo. O magnésio ajuda no relaxamento muscular melhorando a tensão e humor.
Já o pão integral é rico em fibras e diversos nutrientes que liberam energia gradual, favorecendo o bom humor e regulando o intestino. Isso leva a uma melhor disposição e ao controle do estresse. Possui vitaminas B1, B2 e E que previnem as peroxidações e o envelhecimento. Também é rico em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro.
O ovo possui nutrientes com propriedades funcionais (devido ao alto valor nutricional é recomendado sua inclusão em uma dieta balanceada). Além dos ácidos graxos presentes no alimento, a colina também presente neste alimento é um nutriente expressivo, pois turbina o cérebro preservando a memória e favorecendo o humor.
Pesquisas apontam o ovo como um alimento universal e com efeito protetor do organismo pela sua composição em nutrientes antioxidantes como vitaminas e minerais que atuam no metabolismo celular. Para saber mais sobre ovo, confira este post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário