quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quer suavizar os sintomas da TPM? Saiba como escolhendo os alimentos certos



A TPM é a fase hormonal que costuma ser um verdadeiro terror para a ala feminina. Entre os sintomas mais comuns estão alteração de humor, inchaço, indisposição e dores de cabeça e muscular. Mas é possível amenizar todos esses sintomas, melhorar o bom humor e passar pela TPM ilesa. Como? Com a alimentação certa, é claro.


A primeira dica é consumir alimentos que ajudem no equilíbrio hormonal: cereais integrais, inhame, arroz integral, sementes de girassol, legumes, abacate (com moderação), entre outros.

Os ácidos graxos essenciais também são necessários para o organismo, principalmente nessa fase, e podem ser encontrados em peixes como a cavala, sardinha, truta, arenque, salmão; e em sementes como a linhaça, gergelim, abóbora e também nas nozes.

A TPM pode também estar associada ao metabolismo hepático, portanto, chás amargos são bem vindos. Tente o de boldo, carqueja e alcachofra que ajudam na desintoxicação. O aspargo fresco tem ação diurética e também pode ser incluído no cardápio semanal.

Para cozinhar, prefira o óleo de canola, que é fonte de vitamina E. Nas saladas, um bom azeite de oliva extra virgem é bem vindo, mas lembre-se: sempre com moderação.


 Para minimizar os sintomas é importante também evitar alguns alimentos. Restrinja ou suprima bebidas gasosas, tais como, café, álcool, carne vermelha, açúcar e alimentos com gordura saturada. 

O importante é se alimentar adequadamente ao longo do dia, a cada 3 horas, mantendo sua glicemia regulada, para favorecer o humor e a energia. O nutricionista elaborará o plano alimentar individual adequado em energia e nutrientes, de acordo com o seu caso.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Amenize os sintomas da fibromialgia com uma boa alimentação


A fibromialgia é uma doença crônica que aflige muitas pessoas, uma síndrome caracterizada por manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. O nome pode soar estranho, mas esta doença é mais comum do que parece, principalmente, na ala feminina. De cada dez pacientes com o diagnóstico confirmado, nove são mulheres. Ruim, não? Para tratá-la, é importante ter um acompanhamento médico, porém com ajuda de uma nutrição adequada, é possível diminuir os sintomas que causam tanto desconforto. 

Nestes casos, a nutrição tem o objetivo de inserir à alimentação nutrientes que possam regular as deficiências do organismo, já que a fibromialgia costuma vir acompanhada por baixos níveis de serotonina – que tem papel importante no controle do sono e da dor – e de magnésio – que auxilia no relaxamento muscular. 

Para melhorar a qualidade de vida dos portadores dessa doença é ideal começar um plano de ação com nutricionista e adicionar ao cardápio mais hortaliças, frutas, cereais integrais, sementes, carne branca e pescados. 

Os vegetais verde-escuros são fonte de magnésio e ajudam a relaxar a musculatura, amenizando a dor. Acrescente à sua salada rúcula, agrião, couve e couve-de-bruxelas, salsa e espinafre. Outras boas opções de consumo são nozes, damasco e quinoa, que ajudam no processo.

Os alimentos antiinflamatórios também são muito importantes para melhorar o quadro clínico da fibromialgia: atum, salmão, semente de girassol, abóbora e abacate são uma boa pedida. E uma dica de suco que é ao mesmo tempo saboroso e fonte de nutrientes é a mistura de hortaliças com aipo e frutas vermelhas.  

Para aumentar os níveis de serotonina a banana é uma grande aliada, assim como o chocolate amargo, sem adição de açúcar e lactose. O que deve ficar de fora da alimentação são o açúcar simples, álcool, gorduras (processadas e saturadas), frituras, cafeína, bebidas gasosas, aspartame e outros alimentos que o seu nutricionista irá indicar como impróprios.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Além do feijão, escolha outros grãos para complementar sua alimentação

Hoje, sem dúvidas, os grãos ganharam espaço na alimentação do brasileiro. O eterno feijão preto, que reinava absoluto, agora divide as prateleiras dos mercados do país com outros grãos especiais para uma boa saúde. Existem outras opções - também acessíveis - que complementam o almoço de cada dia e enriquecem a sua rotina alimentar. Leguminosas como, ervilha seca, lentilha, grão de bico ou de soja podem ser utilizados no lugar do feijão. Para acompanhar, arroz integral e quinua em grãos cozida são uma boa pedida. Dessa forma, podemos obter um conjunto importante de nutrientes e fibras.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quer evitar a celulite? Siga essas dicas e mantenha sua alimentação saudável


Todos nós sabemos que a maioria dos defeitinhos que preocupam as mulheres (e também os homens) são reflexo de uma alimentação incorreta, pobre em nutrientes e rica em gorduras, açúcares e outras substâncias maléficas para o organismo. A celulite é um bom exemplo.

Para evitá-la, é fundamental seguir uma reeducação alimentar de forma a aproveitar todas as vitaminas, minerais e outros nutrientes dos alimentos. Assim o metabolismo trabalha corretamente e os resultados são visíveis no nosso corpo.

A seguir, eu proponho uma sugestão de cardápio para seguir uma alimentação saudável durante o dia inteiro:

Café da manhã

 - Suco Nutritivo de Clorofila com Tangerina e Gengibre: o mix é uma oferta de bons nutrientes ao organismo. Combate os radicais livres e os danos nos tecidos atingidos. Se quiser, complete com amaranto, boa fonte de proteína vegetal.

Colação

- Cereal à base de Quinoa Real e uma fruta vermelha (morango, por exemplo)

Almoço

- Pescados ricos em ômega 3: ajuda a diminuir as celulites pela ação antiinflamatória e antioxidante. Aproveite o atum fresco é excelente e saboroso, além de saladas ricas em nutrientes e fibras. Sugestão? Couve-de-bruxelas, nabo ralado, agrião e conclua com óleo de gergelim, sempre com moderação.  Certeza de alimento de ótima qualidade para seu organismo, ajudando a reparar os danos causados pela má alimentação, que leva à formação de celulites e outras alterações.

Lanche Vespertino

- Fatia de Pão Integral com agave e um chá calmante para diminuir uma eventual ansiedade.

Jantar

- Sopa com hortaliças bem diversas acrescido de cúrcuma (citada em estudos como potente promotora de saúde e diminuição de inflamação da celulite).

Observações:

A hidratação correta e gradual ao longo do dia, assim como um plano individual elaborado pelos nutricionistas, trarão resultados mais rápidos e duradouros. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como incluir o Goji Berry à sua alimentação



Após apresentar o Goji Berry à vocês (clique aqui e aqui para saber mais), muitas dúvidas surgiram quanto ao seu consumo: como fazer, o que pode acompanhar? Para sanar estes questionamentos gastronômicos, a seguir, darei dicas de como incluir este fruto com poderes antioxidantes à sua alimentação. São duas receitas rápidas e fáceis, indispensáveis para quem busca rejuvenescimento, além de uma lista extensa de benefícios para a saúde. Confira!  


Suco Revujenescedor 

2 colheres (sopa) de bagas de Goji Berry
300 ml de água
Gengibre e tangerina a gosto  

Bata no liquidificador as bagas de goji berry junto com a água. Acrescente tangerina e gengibre a gosto. O suco promove saúde e vigor para o dia a dia, além de preservar a pele e melhorar o metabolismo.


Mingau Relaxante para a ceia 

200 ml de leite de aveia
1 colher (sobremesa) de amaranto (rico em proteína vegetal e fibras)
1 colher (sopa) rasa de bagas de Goji Berry 

Em uma panela junte o leite e o amaranto. Cozinhe em fogo brando até engrossar. Adicione as baga de Goji Berry, misture e sirva. É uma excelente opção para relaxar, ter uma boa noite de sono e ainda promover uma pele saudável.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Minhas dicas sobre cafeína na revista Malu

Eu já havia falado sobre a cafeína antes aqui no blog e agora quero mostrar a vocês a matéria da revista Malu da qual participei. Vejam:

terça-feira, 3 de abril de 2012

Tudo sobre o chocolate


O chocolate é um alimento altamente nutritivo, fonte de vários microelementos e vitaminas essenciais para a nossa saúde. Além de ser uma ótima fonte de energia, o cacau, presente na massa do produto, apresenta boa concentração de antioxidantes, flavonóides e polifenóis que ajudam a regular as taxas de colesterol e, ainda, possui elementos com comprovada ação vasodilatadora, capazes de modular a nossa pressão arterial.

O chocolate ainda estimula a produção de serotonina e produz bem-estar levando ao bom-humor. Porém, apesar de delicioso, existem opções melhores e outras piores para a saúde e, ainda, horários e quantidades para ser consumido sem prejudicar o organismo

O ideal é consumi-lo sempre após a refeição principal do dia. E que essa contenha muitas fibras como saladas e alimentos integrais. Mas o chocolate não deve conter adição de açúcar e lactose. Prefira consumir o chocolate amargo e os com 50% a 70% de cacau na composição.

E não é só na Páscoa que deve ser consumido. O chocolate é um bom energético e quando não se adiciona açúcar em excesso é bem-vindo. A moderação é a palavra de ordem.