quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Saiba aproveitar o melhor dos alimentos congelados



Hoje em dia é muito difícil ter tempo para fazer uma refeição fresquinha e pronta na hora. Na correria do dia a dia preferimos consumir refeições que sejam mais práticas e rápidas de se preparar. A solução é congelar os alimentos. Praticamente todos os gêneros alimentares podem ser congelados. Quando o processo de congelamento é feito de forma correta conseguimos manter a segurança microbiológica e as propriedades nutricionais dos alimentos. Mas a conservação das características organoléticas (sabor, cor, textura, cheiro) nem sempre é preservada, tornando a sua qualidade inferior.

Para congelar legumes, por exemplo, devemos dar preferência por comprar os de cada estação (o mais frescos possível) e que estejam em ótimo estado de aparência. Devemos escaldá-los em água fervente por dois ou três minutos, escorrer e mergulhar em água fria corrente, para interromper o seu cozimento.



Os legumes devem ser acondicionados em sacos ou recipientes próprios para o congelamento, retirar o máximo de ar possível (os sacos plásticos com fecho hermético são ideais) e levar ao freezer ou congelador imediatamente. Se o congelamento for lento, cristais de gelo se formam, provocando a ruptura das membranas celulares, e assim se perde substâncias nutritivas (como vitaminas e minerais) durante o descongelamento. Cozinhar os legumes em vapor ou utilizá-los em sopas e caldos também permite aproveitar todos os seus nutrientes.

Se você se alimenta quase integralmente de congelados, deve combater as carências nutricionais através de suplementos e vitaminas indicados e prescritos por médicos e nutricionistas. Procure também utilizar alimentos frescos, alternando com os congelados.



Se os alimentos forem congelados e descongelados de forma inadequada, poderá trazer problemas gastrointestinais e infecção intestinal. Ocorre o aumento de microorganismo e produção de toxinas que não são eliminadas no recongelamento, podendo causar toxiinfecção alimentar. Além disso, nota-se perda de sabor. O tempo máximo de armazenagem dos alimentos deve estar especificado no rótulo.

Não é recomendável congelar alguns alimentos, como o tomate e a cebola, pois estes ficam encharcados, comprometendo a sua qualidade. A maionese fica com aspecto de coalhada quando descongelada, tornando sua textura desagradável. Quanto aos ovos deve-se tomar cuidado, mas pode-se congelar as gemas batidas e as claras inteiras, separadamente. Batatas, massas e arroz também perdem o sabor no descongelamento. Carne, frango e similares conservam-se durante mais tempo se congelados crus. O congelamento deve ser feito sempre a menos de 18ºC graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário