quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Amaranto: conheça os benefícios do grão indiano

Quem sabe o que é amaranto? Se você disse não e está envergonhada, não se preocupe. A maioria das pessoas não sabe mesmo. Este grão está chegando timidamente ao consumo de quem deseja manter uma alimentação saudável e perder peso. Agora, ele irá se tornar o grão da vez, já que possui muitos benefícios como, ajuda na manutenção da saciedade, regula a glicemia, auxilia na produção de energia, melhora o metabolismo e ainda promove o aumento da massa magra, ou seja, um santo grão.


Para entender a história do amaranto é preciso viajar lá para o outro lado do mundo, já que o grão integral é proveniente dos Andes e da índia. É rico em proteína vegetal, possui aminoácidos essenciais e fonte de fibras e minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e selênio. Mas não precisa pedir aos amigos viajantes, não. Ele pode ser adquirido facilmente em lojas de produtos naturais.

O amaranto pode ser consumido em saladas de frutas, em saladas – similar a tabule com vegetais-, iogurtes e vitaminas de leite e extrato de soja. Qualquer pessoa pode se beneficiar com este alimento, restrição apenas aos indivíduos com alta sensibilidade, mas em geral, não há contra-indicação em porção adequada (30 a 40 gramas, em uma refeição). Inclusive, é excelente para celíacos, pois não apresenta glúten.

Outra maravilha proporcionada pelo amaranto está na sua indicação na rotina alimentar para manter ou perder pesos e medidas. Porém, prestem atenção. Ele não deve ser consumido em todas as refeições do dia, aliás, nenhum alimento pode ser base de uma dieta. O certo é unir vários alimentos que fornecem micro e macro nutrientes de forma adequada. Consulte um nutricionista para adequar a cada organismo em um projeto alimentar completo.

No próximo post, darei algumas sugestões para diferentes refeições do dia com amaranto. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário