quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alimentar-se de 3 em 3 horas faz bem à saude!


Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre alimentar-se de 3 em 3 horas. Isso não é lenda e sim a mais pura verdade. Consiste em um dos princípios básicos da nutrição que deve ser feita de forma gradual e adequada. Ou seja, não basta comer doces, salgadinhos e pizzas de 3 em 3 horas, isso não adianta. É necessário suprir o organismo com nutrientes e energia para não acumular aquelas indesejáveis gorduras, que provocam excesso de peso e favorece o surgimento de vários problemas, inclusive de saúde.




E sabe por quê? O metabolismo tende a ficar mais lento após algumas horas se comer, e consequentemente, você fará uma refeição com maior quantidade calórica pelo excesso de fome.

Agora, que tal umas dicas para se ter uma alimentação saudável? São 10 passos que vão desde as substituições inteligentes, aquelas que você deve fazer para não comer de forma errada no dia a dia, até pequenos detalhes de postura na hora de degustar sua refeição. Anote:


1. Troque pão e arroz branco por integral;

2. Aumente o consumo de hortaliças de diversos tipos;

3. Consuma frutas para ajudar a aumentar o metabolismo e regular o intestino; os nutrientes e fibras ajudam na renovação celular;

4. Tente diminuir o consumo de carne vermelha e aumente o de pescados ricos em ômega 3, como salmão, atum, arenque, sardinha.

5. Nas saladas, use azeite de oliva ou óleo de gergelim, com moderação;

6. Para conferir sabor, procure usar gersal, alecrim, manjericão, orégano e ervas finas.

7. Diminua a ingestão de alimentos industrializados, geralmente, repletos em aditivos e sódio, causando inflamação e edema. Prefira sempre alimentação natural e de preferências orgânicos;

8. Observe também a mastigação e procure comer lentamente em lugar adequado e calmo, faça da sua refeição um evento para prazer e suprimento de energia para seu organismo.

9. Não se esqueça nunca se hidratar de forma gradual ao longo do dia com água natural, sucos, chás que ajudarão no equilíbrio produzindo resultados mais satisfatórios.

10. Procure o nutricionista, ele fará um projeto alimentar específico com alimentos funcionais e aceleradores do metabolismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário