quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alimentar-se de 3 em 3 horas faz bem à saude!


Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre alimentar-se de 3 em 3 horas. Isso não é lenda e sim a mais pura verdade. Consiste em um dos princípios básicos da nutrição que deve ser feita de forma gradual e adequada. Ou seja, não basta comer doces, salgadinhos e pizzas de 3 em 3 horas, isso não adianta. É necessário suprir o organismo com nutrientes e energia para não acumular aquelas indesejáveis gorduras, que provocam excesso de peso e favorece o surgimento de vários problemas, inclusive de saúde.




E sabe por quê? O metabolismo tende a ficar mais lento após algumas horas se comer, e consequentemente, você fará uma refeição com maior quantidade calórica pelo excesso de fome.

Agora, que tal umas dicas para se ter uma alimentação saudável? São 10 passos que vão desde as substituições inteligentes, aquelas que você deve fazer para não comer de forma errada no dia a dia, até pequenos detalhes de postura na hora de degustar sua refeição. Anote:


1. Troque pão e arroz branco por integral;

2. Aumente o consumo de hortaliças de diversos tipos;

3. Consuma frutas para ajudar a aumentar o metabolismo e regular o intestino; os nutrientes e fibras ajudam na renovação celular;

4. Tente diminuir o consumo de carne vermelha e aumente o de pescados ricos em ômega 3, como salmão, atum, arenque, sardinha.

5. Nas saladas, use azeite de oliva ou óleo de gergelim, com moderação;

6. Para conferir sabor, procure usar gersal, alecrim, manjericão, orégano e ervas finas.

7. Diminua a ingestão de alimentos industrializados, geralmente, repletos em aditivos e sódio, causando inflamação e edema. Prefira sempre alimentação natural e de preferências orgânicos;

8. Observe também a mastigação e procure comer lentamente em lugar adequado e calmo, faça da sua refeição um evento para prazer e suprimento de energia para seu organismo.

9. Não se esqueça nunca se hidratar de forma gradual ao longo do dia com água natural, sucos, chás que ajudarão no equilíbrio produzindo resultados mais satisfatórios.

10. Procure o nutricionista, ele fará um projeto alimentar específico com alimentos funcionais e aceleradores do metabolismo.




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Receitas e cardápios com Amaranto: fáceis e rápidas de fazer

Lembram que eu prometi aqui a vocês uma receita rápida e super nutritiva com amaranto? Então, vou dar algumas sugestões para diferentes refeições. Não é cardápio somente para um dia, mas sim para ser usado em dias alternados. Também procurei receitas fáceis e rápidas com o grão que ajuda na manutenção da saciedade, regula a glicemia, auxilia na produção de energia, melhora o metabolismo e ainda promove o aumento da massa magra! Agora anote tudo e faça da hora do almoço ou jantar, um excelente momento para manter a saúde em dia se alimentando bem!
Vamos lá!

  • Café da manhã:
Suco de Tangerina, gengibre e amaranto.

  • Colação:
Iogurte desnatado com amaranto em flocos e farinha de amora

  • Almoço:
Arroz integral com açafrão da terra, feijão azuki, frango grelhado e salada com hortaliças e legumes com amaranto ao molho de noz pecã e sementes de chia

  • Lanche da tarde:
Salada de frutas com agave e flocos de amaranto

  • Jantar:
Sopa de legumes variados, ovo pochê e amaranto ou Tabule de amaranto

  • Ceia:
Mingau de leite de soja com flocos de amaranto e canela

E se você é daquelas que adora uma guloseima, mas não quer se sentir culpada após um docinho. Que tal substituir ingredientes calóricos por produtos mais em conta nutricionalmente? Essa sugestão de Biscoito de Amaranto é uma ótima pedida para matar a vontade doce, sem medo e culpa. A partir da receita original, fiz as substituições necessárias para trazer mais leveza ao seu momento doce.



Biscoito de Amaranto

Ingredientes

1 xícara de amaranto em grãos >>>>>>> ok
1 xícara de farinha de amaranto >>>>>>> 1/2 xícara para diminuir o valor energético
2 xícaras de amido de milho >>>>>>>>> 1 xícara apenas
3/4 de xícara de água ou leite >> água ou leite desnatado
2 ovos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 2 clara e uma gema
1/2 xícara de manteiga >>>>> Usar óleo de canola
1/2 xícara de açúcar >>>>>>> Substituir por açucar light com sucralose ou stevia
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de sal >> Preferir sal marinho, sempre moderação

Preparo

Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

Outra receita bacana é o Tabule com Amaranto. Copie e faça à vontade em casa:

Ingredientes

1 e ½ xícaras (chá) de amaranto em grãos
1 tomate médio, orgânico, cortado em cubinhos
½ pepino, orgânico, cortado em cubinhos
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha, orgânica, picada
2 colheres (sopa) de hortelã, orgânica, picada
Suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico
1 colher (chá) de sal marinho

Preparo

Cozinhar o amaranto conforme descrito no rótulo do produto. Transferir o amaranto para uma tigela e deixar esfriar. Misturar todos os outros ingredientes ao amaranto. Mexer bem e levar à geladeira.

Rendimento: 2 porções
Valor calórico aproximado por porção: 211,5 Kcal

Viu? Agora não há mais desculpas. Se existia alguma dúvida em como utilizar o amaranto nas refeições, agora não há mais. Pegue as ideias e tenha uma rotina alimentar com sabor e saúde! 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como o Sal faz parte da sua vida?

Ele é onipresente? Ou seja, está no café da manhã, almoço e jantar? Em doses generosas seja na salada, arroz ou filé de frango? Pois é... O sal é o amigo número do brasileiro na hora de temperar os alimentos. Mas o que a maioria não sabe é a respeito dos riscos que este excesso pode causar. A elevada ingestão de cloreto de sódio, o tal “precioso” sal de cozinha, faz o organismo reter mais líquidos, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea, hipertensão arterial e possível doença cardiovascular. Se consumir muito, o sal pode ainda prejudicar a função dos rins, bem como outros problemas de saúde.



Quer ter uma alimentação sem sal, mas temperada sem perder o sabor, faça substituições. Troque-o por temperos como gersal, estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, cominho, manjericão, salsicha e cebolinha. Além de conferir um sabor apurado à sua refeição, esses temperos naturais oferecem antioxidantes e anti-inflamatórios naturais.





Olha esta sugestão de um prato saudável, bem temperado e com sabor diferenciado: Salada de brotos de rabanete a óleo de noz pecã mais um dos temperos citados acima. Você terá fibras, sabor, nutrientes e pouca quantidade calórica em um só prato. Boa solução para diminuir o consumo excessivo de sal.


Fotos: Getty Images

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Amaranto: conheça os benefícios do grão indiano

Quem sabe o que é amaranto? Se você disse não e está envergonhada, não se preocupe. A maioria das pessoas não sabe mesmo. Este grão está chegando timidamente ao consumo de quem deseja manter uma alimentação saudável e perder peso. Agora, ele irá se tornar o grão da vez, já que possui muitos benefícios como, ajuda na manutenção da saciedade, regula a glicemia, auxilia na produção de energia, melhora o metabolismo e ainda promove o aumento da massa magra, ou seja, um santo grão.


Para entender a história do amaranto é preciso viajar lá para o outro lado do mundo, já que o grão integral é proveniente dos Andes e da índia. É rico em proteína vegetal, possui aminoácidos essenciais e fonte de fibras e minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e selênio. Mas não precisa pedir aos amigos viajantes, não. Ele pode ser adquirido facilmente em lojas de produtos naturais.

O amaranto pode ser consumido em saladas de frutas, em saladas – similar a tabule com vegetais-, iogurtes e vitaminas de leite e extrato de soja. Qualquer pessoa pode se beneficiar com este alimento, restrição apenas aos indivíduos com alta sensibilidade, mas em geral, não há contra-indicação em porção adequada (30 a 40 gramas, em uma refeição). Inclusive, é excelente para celíacos, pois não apresenta glúten.

Outra maravilha proporcionada pelo amaranto está na sua indicação na rotina alimentar para manter ou perder pesos e medidas. Porém, prestem atenção. Ele não deve ser consumido em todas as refeições do dia, aliás, nenhum alimento pode ser base de uma dieta. O certo é unir vários alimentos que fornecem micro e macro nutrientes de forma adequada. Consulte um nutricionista para adequar a cada organismo em um projeto alimentar completo.

No próximo post, darei algumas sugestões para diferentes refeições do dia com amaranto. Aguardem!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diet, Light ou Zero? Você sabe a diferença entre eles?

Na hora de perder peso, muitas pessoas restringem a alimentação de acordo com estas três classificações: Diet, Light e Zero. Porém, muitas vezes elas não sabem o poder de cada uma e como agem no organismo. O que acontece, na maioria das vezes, é a compra de alimentos que suprem de um lado, mas retiram do outro, ou seja, só pioram o problema.

Então, como fazer para se alimentar corretamente? Vamos primeiramente explicar o que é cada um.

Diet: é formulado com restrição ou isenção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio). Pode ser utilizado em dietas de ingestão controlada de açucares, como, por exemplo, dietas para diabéticos.

Light: indica diferenças na composição de um produto em comparação a outro tradicional. Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original. Alguns queijos são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.


Zero: indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se for isenção de açucares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original, mas pode apresentar um aumento de outro nutriente como o sódio, portanto atenção.



Passada as explicações e entendendo melhor o que cada uma fez no seu organismo. Vamos considerar estas obervações que são importantes para você ter uma alimentação saudável:

1. Alimento restrito em açúcar pode conter maior teor de gorduras e apresentar teor calórico igual ou maior que o original, como ocorre com o chocolate diet, por exemplo.

2. Um alimento pode ser classificado como light, mas ainda conter elevado teor de calorias para ser utilizado na rotina de plano alimentar para redução do peso, como acontece com o creme de leite light. Portanto, cuidado.

3. Leia os rótulos e informação nutricional, e consuma o que for adequado a você e sua situação.

4. Não basta apenas conter denominações para ser saudável, o importante é aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas, legumes e verduras e sempre estar alerta para esses produtos industrializados independente da denominação.


5. Procure um nutricionista. Ele poderá orientá-lo e adequar qual o alimento certo para sua necessidade.

6. Para estimular a melhor nutrição e o aumento do consumo de alimentos naturais, nada como uma receita para regular peso e acelerar o metabolismo. Anote:

Melão com gengibre: Melão fatiado, 2 colheres (chá) de suco de limão; 2,5 cm de gengibre ralado; 1 colher (chá) de canela em pó. Corte os melões em quartos e retire as cascas e as sementes. Fatie ou faça bolinhas com o boleador. Junte o suco de limão e o gengibre e misture bem. Polvilhe com canela.


7. Para completar, uma sessão de lipomassagem para favorecer o bem estar e beleza.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Que tal eliminar a celulite?

 Boa ideia, não?! Diminuir a celulite é o sonho de, certamente, 10 entre 10 mulheres. Até aquelas que não se incomodam tanto, sentem que poderia ter uma pele lisinha bem longe dos furinhos incômodos. Para mudar o aspecto da pele e reparar esses tecidos danificados, exige cuidados e isso pode ser realizado através da alimentação, mudança de hábitos e tratamentos estéticos. Então, vamos solucionar o problema através da alimentação? É importante introduzir alimentos funcionais que ajudarão a diminuir a inflamação, decompor toxinas e também melhorar o metabolismo.

Anote as dicas e fique linda – sem celulite – para conquistar não só uma pele melhor, mas também hábitos alimentares saudáveis!

Café da manhã

 - Suco Nutritivo de Clorofila com Tangerina e Gengibre: o mix é uma oferta de bons nutrientes ao organismo. Combate os radicais livres e os danos nos tecidos atingidos. Se quiser, complete com amaranto, boa fonte de proteína vegetal.

Colação

- Cereal à base de Quinoa Real e uma fruta vermelha (morango, por exemplo)

Almoço

- Pescados ricos em ômega 3: ajuda a diminuir as celulites pela ação antiinflamatória e antioxidante. Aproveite o atum fresco é excelente e saboroso, além de saladas ricas em nutrientes e fibras. Sugestão? Couve-de-bruxelas, nabo ralado, agrião e conclua com óleo de gergelim, sempre com moderação.  Certeza de alimento de ótima qualidade para seu organismo, ajudando a reparar os danos causados pela má alimentação, que leva à formação de celulites e outras alterações.

Lanche Vespertino

- Fatia de Pão Integral com agave e um chá calmante para diminuir uma eventual ansiedade.

Jantar

- Sopa com hortaliças bem diversas acrescido de cúrcuma (citada em estudos como potente promotora de saúde e beleza).

Observações:

A hidratação correta e gradual ao longo do dia, e um plano individual elaborado pelos nutricionistas, trarão resultados mais rápidos e duradouros. Somado a essas condutas, podemos também contar com a estética que traz resultados através do laser de diodo. Ele atua drenando e estimulando o sistema linfático e circulatório combatendo de vez a indesejável celulite.

Então, que tal ter a alimentação como a sua mais nova aliada no combate à celulite?!