terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Os benefícios do gengibre na alimentação funcional



Além do sabor diferenciado, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que o eleva ao padrão-ouro dos alimentos funcionais. Fonte de vitaminas e minerais importantes como: B, C, E, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e zinco, o gengibre deve ser constantemente utilizado na rotina alimentar em sucos, chás, saladas e molhos. 

Conhecida na gastronomia oriental, a raiz pode ser cozida junto com outros alimentos, para conferir-lhe um sabor picante, ou em infusão em chás e ainda adicionado a sucos e saladas. O melhor do gengibre é o seu potencial em ser usado além dos limites da cozinha, já que é uma solução contra enjoos em viagens de carro ou barco, podendo reduzir sintomas com tonturas e vômitos. É utilizado também com sucesso para aliviar tosses, gripes e resfriados.

Além disso, a raiz serve também como adjuvante no tratamento para a osteoartrite e a artrite reumatoide. Ao ser consumido regularmente, o gengibre ajudará a reduzir incômodos nas articulações, melhorando a mobilidade. Essa capacidade de ação é atribuída às propriedades antioxidantes, como o potente gingerol, que inibe as substâncias causadoras das inflamações nas articulações.

Quer outro motivo para incluir o gengibre na sua rotina alimentar? O coração. Isso mesmo, vários estudos também apontam a raiz na prevenção de doenças do órgão vital podendo ajudar na prevenção da formação de placas de ateroma e também modulando os níveis de colesterol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário