quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Melhorar o metabolismo auxilia no ajuste do peso e diminuição da gordura localizada


Ao longo dos anos, o corpo sofre várias alterações, e o metabolismo imprime um ritmo diferente. Isso se deve a diversos problemas como, falta de atividade física, perfil genético, evolução natural, idade, dieta incorreta ou fatores ambientais. Bom, para recuperar o metabolismo alterado, existe uma solução: um plano de ação alimentar, que, além de colocá-lo em ordem, ajuda a ajustar o peso e diminuir a indesejável gordura localizada. Confira as dicas:

1. Esqueça as dietas da moda ou radicais. Dê preferência à reeducação alimentar com substituição de calorias vazias por alimentos ricos em nutrientes. Dietas super restritivas vão contribuir ainda mais para retardar o metabolismo. Procure o nutricionista para adequar e introduzir alimentos termogênicos e funcionais.

2. Faça atividade física apenas com autorização médica, certeza de melhora no perfil metabólico.

3. Durma bem, o sono produtivo e diminuição de estresse contribui para o não acúmulo de gordura abdominal e visceral, modulando seu metabolismo.

4. Para ajudar, no final de tarde e noite, consuma chás de camomila, cidreira, erva-doce e um jantar leve com sopa de legumes variados. 

5. Prefira alimentos orgânicos, que garantem mais nutrientes para ajudar na melhora do metabolismo;

6. Hidrate-se bastante e gradualmente ao longo do dia. Lembre-se, no mínimo, 2 litros de água, sucos, água de coco ou chás.

7. Cafezinho? Diminua o consumo excessivo. Entram nesta lista também os refrigerantes e sucos prontos. Seu organismo necessita de boa hidratação para melhora metabólica.

8. Faça no mínimo 5 refeições por dia e não fique mais de 3 horas sem se alimentar. Invista na variedade de alimentos e consuma com moderação.

9. Não saia de casa sem o café da manhã! Ele é importante para iniciar o ciclo de melhora metabólica.

10. Substitua o consumo de pão, arroz e macarrão de farinha branca por integrais. Eles vão fazer o seu organismo trabalhar mais e ajudarão a liberar energia gradual.

11. Coma 4 a 5 porções de frutas ao longo do dia. Mais nutrientes e fibras aceleradoras do metabolismo, sempre em refeições diferentes.

12. Moderação, diversidade e bom humor em uma dieta variada e colorida, vão resgatar anos de seu metabolismo. Procure o nutricionista para iniciar o ciclo virtuoso da saúde e bem-estar. 


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Livre-se da insônia através da nutrição funcional e de boas atitudes



O Carnaval terminou, o ano oficialmente começou e é difícil desacelerar depois de tantas festas: se dorme mais tarde, bebe mais, come mais, afetando diretamente a hora de descanso. Os maus hábitos diários acabam provocando um problema que pode prejudicar o seu rendimento durante o dia: a insônia. Mas afinal, o que é insônia? Ela é definida como a dificuldade de iniciar e manter continuamente o sono no horário desejado e requerido pelo organismo. Este problema envolve todas as classes sociais e atinge homens e mulheres, prejudicando o humor, saúde mental e física. Hoje, vou dar algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença para quem deseja ter uma noite de sono produtiva e revigorante.

1. Introduza em sua dieta alimentos ricos em magnésio, ótimos produtores de relaxamento muscular. Portanto, tenha sempre em sua salada, os vegetais verde-escuros, fonte desse mineral, como: agrião, rúcula, salsa, além dos tradicionais alface e tomate.

2. Use óleo antioxidante como o de gergelim;

3. No jantar, saboreie uma sopa de hortaliças variadas e salpique salsa, cebolinha e corte couve em fios para aumentar o consumo de magnésio.

4. Crie o hábito de tomar chás como de camomila, erva-doce, cidreira, maracujá, eles também ajudam a ter um sono produtivo.

Consuma estes deliciosos indutores do sono, a partir das 18 horas. Além disso, procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar específico para você, e questione sobre triptofano e fitoterápicos para ajudar em seu sono, ele poderá aperfeiçoar ainda mais o tratamento do incômodo.

As recomendações da higiene do sono incluem:

1. usar o quarto e a cama para dormir e nunca assistir TV ou usar computador;

2. evitar o barulho (com tampão de ouvido), a luz (cortinas nas janelas) e a temperatura excessiva (cobertor/ar condicionado) durante e período de sono;

4. é importante que se tenha um horário relativamente uniforme para deitar e levantar.

5. não realize exercícios extenuantes nas últimas 4 horas que antecedem o sono;

6. evitar o uso crônico de medicações para insônia, salvo em recomendação médica;

7. evitar ou minimizar os cochilos diurnos

8. evitar alimentação excessiva à noite.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Semana Detox pós-carnaval: agende sua consulta


Após a folia de Carnaval, chega a hora de desintoxicar o organismo de todos os excessos alimentares cometidos na época. Para aproveitar e começar oficialmente o ano, agende as suas consultas de Detox Pós-Carnaval.

O tratamento traz novidades em fitoterápicos e sucos funcionais, que vão garantir o aporte de vitaminas e minerais necessários para o seu metabolismo funcionar melhor, tudo isso em uma nova rotina alimentar, mais diversa e rica.

Durante as consultas, será elaborado o seu Plano Alimentar, que contará com receitas funcionais desintoxicantes para que você possa corrigir os maus hábitos e melhorar a saúde e o funcionamento do organismo em geral.

Se você é do Rio de Janeiro, pode agendar a sua consulta entre os dias 19 e 24 de fevereiro. Já os pacientes de São Paulo podem marcar consulta de 25 a 27 de fevereiro. Aproveite!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Os benefícios do gengibre na alimentação funcional



Além do sabor diferenciado, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que o eleva ao padrão-ouro dos alimentos funcionais. Fonte de vitaminas e minerais importantes como: B, C, E, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e zinco, o gengibre deve ser constantemente utilizado na rotina alimentar em sucos, chás, saladas e molhos. 

Conhecida na gastronomia oriental, a raiz pode ser cozida junto com outros alimentos, para conferir-lhe um sabor picante, ou em infusão em chás e ainda adicionado a sucos e saladas. O melhor do gengibre é o seu potencial em ser usado além dos limites da cozinha, já que é uma solução contra enjoos em viagens de carro ou barco, podendo reduzir sintomas com tonturas e vômitos. É utilizado também com sucesso para aliviar tosses, gripes e resfriados.

Além disso, a raiz serve também como adjuvante no tratamento para a osteoartrite e a artrite reumatoide. Ao ser consumido regularmente, o gengibre ajudará a reduzir incômodos nas articulações, melhorando a mobilidade. Essa capacidade de ação é atribuída às propriedades antioxidantes, como o potente gingerol, que inibe as substâncias causadoras das inflamações nas articulações.

Quer outro motivo para incluir o gengibre na sua rotina alimentar? O coração. Isso mesmo, vários estudos também apontam a raiz na prevenção de doenças do órgão vital podendo ajudar na prevenção da formação de placas de ateroma e também modulando os níveis de colesterol. 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A importância da aveia na alimentação




A nossa aveia de cada dia possui vários benefícios: previne a obesidade, doenças cardiovasculares e regula o intestino? Este cereal que desde a época dos nossos avós faz muito sucesso apresenta alta qualidade nutricional, já que possui grande concentração de beta-d-glucanas. Esse constituinte tem alta potência na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, ou seja, previne doenças cardíacas. A instituição americana FDA (Food and Drug Administration) já confirmou que a fibra solúvel é responsável pela diminuição de colesteróis total e LDL em dietas balanceadas que contenham o cereal. 

1. Existem evidências de efeitos positivos na diminuição da absorção de glicose, podendo atuar de forma positiva no índice glicêmico.

2. Regula o intestino, problema frequente entre as mulheres. O cereal oferece ao organismo vitaminas, minerais e fibras ajudando na modulação do metabolismo e função intestinal mais habitual.

3. Combate à obesidade, já que sua ingestão promove um controle da saciedade ajudando no emagrecimento, bem estar.

Inclua a aveia entre refeições, na colação ou lanche da tarde, como por exemplo uma salada de frutas com uma colher de farelo de aveia e agave. E para aprimorar o seu bem estar, procure um tratamento relaxante que vai equilibrar ainda mais seu organismo.

Vale ressaltar que é importante o nutricionista analisar cada caso e preparar um plano alimentar completo com a introdução do cereal e outros alimentos completando a oferta plena de energia, vitaminas, minerais e fibras.


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Receita saudável: Tabule com Amaranto


O amaranto é rico em proteína vegetal, possui aminoácidos essenciais e fonte de fibras e minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e selênio. Ele pode ser adquirido facilmente em lojas de produtos naturais e pode ser consumido em saladas de frutas, em saladas – similar ao tabule com vegetais –, iogurtes e vitaminas de leite e extrato de soja. Qualquer pessoa pode se beneficiar com este alimento, com restrição apenas aos indivíduos com alta sensibilidade, mas em geral, não há contraindicação em porção adequada (30 a 40 gramas, em uma refeição). Inclusive, é excelente para celíacos, pois não apresenta glúten. Que tal aproveitar para fazer uma receita saudável de Tabule com Amaranto? Confira abaixo:

Ingredientes
1 e ½ xícaras (chá) de amaranto em grãos
1 tomate médio, orgânico, cortado em cubinhos
½ pepino, orgânico, cortado em cubinhos
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha, orgânica, picada
2 colheres (sopa) de hortelã, orgânica, picada
Suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico
1 colher (chá) de sal marinho

Modo de Preparo
Cozinhar o amaranto conforme descrito no rótulo do produto. Transferir o amaranto para uma tigela e deixar esfriar. Misturar todos os outros ingredientes ao amaranto. Mexer bem e levar à geladeira.
Rendimento: 2 porções
Valor calórico aproximado por porção: 211,5 Kcal