terça-feira, 18 de novembro de 2014

A alimentação certa para amenizar os sintomas da TPM


Entre os sintomas mais comuns da temida TPM estão alteração de humor, inchaço, indisposição e dores de cabeça e muscular. Mas é possível amenizar todos esses sintomas, melhorar o bom humor e passar pela TPM ilesa. Tudo isso através de uma alimentação equilibrada.

A primeira dica é consumir alimentos que ajudem no equilíbrio hormonal: cereais integrais, inhame, arroz integral, sementes de girassol, legumes, abacate (com moderação), entre outros.

Os ácidos graxos essenciais também são necessários para o organismo, principalmente nessa fase, e podem ser encontrados em peixes como a cavala, sardinha, truta, arenque, salmão; e em sementes como a linhaça, gergelim, abóbora e também nas nozes.

A TPM pode também estar associada ao metabolismo hepático, portanto, chás amargos são bem vindos. Tente o de boldo, carqueja e alcachofra que ajudam na desintoxicação. O aspargo fresco tem ação diurética e também pode ser incluído no cardápio semanal.

Para cozinhar, prefira o óleo de canola, que é fonte de vitamina E. Nas saladas, um bom azeite de oliva extra virgem é bem vindo, mas lembre-se: sempre com moderação.

Para minimizar os sintomas é importante também evitar alguns alimentos. Restrinja ou suprima bebidas gasosas, tais como, café, álcool, carne vermelha, açúcar e alimentos com gordura saturada. 

O importante é se alimentar adequadamente ao longo do dia, a cada 3 horas, mantendo sua glicemia regulada, para favorecer o humor e a energia. O nutricionista elaborará o plano alimentar individual adequado em energia e nutrientes, de acordo com o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário