terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conheça os benefícios das berries (frutas vermelhas)


As berries (frutas vermelhas) não são só bonitas e saborosas. Elas também possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Todas elas possuem compostos bioativos, ou seja, substâncias que previnem doenças e ajudam a manter uma boa qualidade de vida. Os compostos em questão são as antocianinas e flavonóides, que têm propriedades antioxidantes, reduzem o colesterol e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, estudos comprovam que as antocianinas previnem doenças cardiovasculares e neurodegenerativas e são antiinflamatórias e anti-cancerígenas.

As frutas vermelhas são compostas por 85% de água, proteínas, fibras e selênio (essencial para o metabolismo). Também são ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. Conheça as principais:

Cranberry: Originário da América do Norte. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil o consumo maior ainda é e suco. A Fruta tem propriedades antioxidantes, além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides. Evita infecção urinária. 

Gojiberry: O goji berry vem do sul da Ásia e até pouco tempo era desconhecido no Brasil. Porém, pouco a pouco, o alimento vem atraindo o interesse dos adeptos da alimentação saudável. A superfruta é rica em em fibras, vitaminas e em especial a C e outros nutrientes, excelente em diminuição de inflamação como celulites. Estudos sugerem pode ser bom aliado a longevidade humana. Alto efeito antioxidante e antiinflamatório. O alimento tem aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva. Segundo a tradição tibetana é extremamente sensível e delicado.

Raspberry: Alto nível de fibra dietética com  fibras até 20% por peso total. As framboesas são rica fonte de vitaminas e minerais como manganês, magnésio e cobre. Contêm carotenóides e pesquisas sugerem que os efeitos antioxidantes e anti-proliferativos (quimiopreventivo) podem estar associados aos compostos fenólicos e flavonóides.  Pode agir diretamente na queima de gordua periférica e corporal – inclusive agir nos famosos ‘pneuzinhos’. Por ser rica em componentes bioativos essenciais para o bom funcionamento do organismo, atua como uma grande aliada para uma alimentação saudável.

Maquiberry: Antioxidante poderoso em combate a ação dos radicais livres com redução de dano oxidativo celular e estimulação do gene anti-idade

Blueberry: Ação quimioprevetiva, antioxidante e anti-inflamatória. Ajuda em processo de emagrecimento e prevenção de envelhecimento precoce. Suas calorias variam de 32 a 50 kcal em cada 100 gramas de berries.


Nenhum comentário:

Postar um comentário