quinta-feira, 7 de março de 2013

Você se alimenta de 3 em 3 horas? Veja como criar hábitos de alimentação saudáveis



Entre as dicas de alimentação saudável que eu sempre apresento aqui no blog, uma das mais importantes é comer de 3 em 3 horas. Sempre de forma gradual e com os alimentos adequados, é claro. Não basta comer lanchinhos como doces, biscoitos ou salgadinhos entre as refeições principais.

O organismo precisa ser suprido com nutrientes e energia para estar sempre saudável. A alimentação incorreta, assim como ficar várias horas sem se alimentar, favorecem o surgimento de diversos problemas relacionados à saúde e ao excesso de peso. Isso porque o metabolismo tende a ficar mais lento após várias horas sem comer, e para compensar você acabará fazendo uma refeição maior e mais calórica por causa do excesso de fome.

Estudos já confirmaram que quando ficamos muitas horas sem comer, a tendência é escolher alimentos com maior teor de gordura e açúcares, e isso é certamente um risco à saúde.

Por isso, você deve fazer pelo menos cinco refeições diárias, que são: o café da manhã, a colação (que é o lanche da manhã), o almoço, o lanche da tarde e o jantar. Veja abaixo as dicas para você escolher os alimentos certos e controlar a fome de forma saudável durante o dia todo:


1. Troque pão e arroz branco por integral;

2. Aumente o consumo de hortaliças de diversos tipos;

3. Consuma frutas para ajudar a aumentar o metabolismo e regular o intestino; os nutrientes e fibras ajudam na renovação celular;

4. Tente diminuir o consumo de carne vermelha e aumente o de pescados ricos em ômega 3, como salmão, atum, arenque e sardinha.

5. Nas saladas, use azeite de oliva ou óleo de gergelim, sempre com moderação;

6. Para conferir sabor, procure usar temperos naturais, como o alecrim, manjericão, orégano e ervas finas.

7. Diminua a ingestão de alimentos industrializados, que costumam ser repletos de aditivos e sódio, causando inflamação e edema. Prefira sempre alimentação natural e de preferências orgânicos;

8. Observe também a mastigação e procure comer lentamente em lugar adequado e calmo, faça da sua refeição um evento para prazer e suprimento de energia para seu organismo.

9. Não se esqueça nunca se hidratar de forma gradual ao longo do dia com água natural, sucos, chás que ajudarão no equilíbrio.

10. Procure um nutricionista. Ele fará um projeto alimentar específico com alimentos funcionais de acordo com as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário