terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Substitua sem traumas, os alimentos típicos do verão por outros mais saudáveis!

Há um tempo atrás fiz um post falando sobre as substituições que devem ser feitas para você ter um verão saudável com alimentos de alto valor nutricional. Á época citei como deixar de lado o queijo coalho e dar lugar ao sanduíche natural.

Hoje, vou dar mais dicas de como realizar estas substituições sem traumas, ou seja, sem perder o sabor e a costume de comer alimentos típicos da estação mais quente do ano.

1. Camarão frito: Olha ele aqui. Quem não gosta de sentar à beira mar e beliscar tal iguaria? Você pode continuar fazendo, mas sem ser frito. Opte pelo camarão cozido ou no vapor, mas não com muita freqüência, pois o crustáceo é rico em colesterol e pode prejudicar a saúde. Consuma este alimento sempre em local seguro, em estabelecimentos com princípios de higiene e sanitização adequados. Em ambulantes é perigoso por não sabermos a origem e a hora do preparo. 


2. Milho verde na manteiga: os apreciadores podem continuar com ele, mas com pouco sal. O milho é rico em fibras, vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio) e tem boa qualidade nutricional. Porém, dever ser consumido sempre sem manteiga que contém gordura saturada, mas lembre-se quando usar o sal, faça com moderação. 


3. Raspadinhas de frutas: refrescantes, mas calóricas. No lugar delas, fique com água de coco, que repõe a perda de minerais como potássio e sódio, além de hidratar o organismo nos períodos de calor intenso. Prefira também salada de frutas que oferecem vitaminas, minerais, fibras e ainda ajuda na reposição hídrica. Caso haja possibilidade de sucos naturais, aproveite e solicite várias misturas, como tangerina; gengibre e canela; laranja; beterraba e cenoura; Açaí sem granola ou xarope; Morango e frutas vermelhas, quanto maior a variedade, melhor.

4. Caipirinha com limão: a bebida preferida no verão, não é uma boa companheira da saúde. O álcool possui caloria vazia que, além de contribuir com a vida saudável, ainda desidrata. Quando for consumir álcool faça com moderação, aumente a quantidade de frutas ou coquetel de frutas na porção ou drink. Moderação é a palavra chave e sempre alterne com água natural para minimizar o efeito deletério do alcool. Sugestão: ao invés de caipirinha de cachaça ou vodka, prefira a de saquê. 


Conheça o site: www.fabiobicalho.com.br 
Siga as redes sociais:
www.facebook.com/drfabiobicalho
@fbicalhonutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário