Há um tempo atrás fiz um post falando sobre as substituições que devem ser feitas para você ter um verão saudável com alimentos de alto valor nutricional. Á época citei como deixar de lado o queijo coalho e dar lugar ao sanduíche natural.
Hoje, vou dar mais dicas de como realizar estas substituições sem traumas, ou seja, sem perder o sabor e a costume de comer alimentos típicos da estação mais quente do ano.
1. Camarão frito: Olha ele aqui. Quem não gosta de sentar à beira mar e beliscar tal iguaria? Você pode continuar fazendo, mas sem ser frito. Opte pelo camarão cozido ou no vapor, mas não com muita freqüência, pois o crustáceo é rico em colesterol e pode prejudicar a saúde. Consuma este alimento sempre em local seguro, em estabelecimentos com princípios de higiene e sanitização adequados. Em ambulantes é perigoso por não sabermos a origem e a hora do preparo.
2. Milho verde na manteiga: os apreciadores podem continuar com ele, mas com pouco sal. O milho é rico em fibras, vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio) e tem boa qualidade nutricional. Porém, dever ser consumido sempre sem manteiga que contém gordura saturada, mas lembre-se quando usar o sal, faça com moderação.
3. Raspadinhas de frutas: refrescantes, mas calóricas. No lugar delas, fique com água de coco, que repõe a perda de minerais como potássio e sódio, além de hidratar o organismo nos períodos de calor intenso. Prefira também salada de frutas que oferecem vitaminas, minerais, fibras e ainda ajuda na reposição hídrica. Caso haja possibilidade de sucos naturais, aproveite e solicite várias misturas, como tangerina; gengibre e canela; laranja; beterraba e cenoura; Açaí sem granola ou xarope; Morango e frutas vermelhas, quanto maior a variedade, melhor.
4. Caipirinha com limão: a bebida preferida no verão, não é uma boa companheira da saúde. O álcool possui caloria vazia que, além de contribuir com a vida saudável, ainda desidrata. Quando for consumir álcool faça com moderação, aumente a quantidade de frutas ou coquetel de frutas na porção ou drink. Moderação é a palavra chave e sempre alterne com água natural para minimizar o efeito deletério do alcool. Sugestão: ao invés de caipirinha de cachaça ou vodka, prefira a de saquê.
Conheça o site: www.fabiobicalho.com.br
Siga as redes sociais:
www.facebook.com/drfabiobicalho
@fbicalhonutri
Nenhum comentário:
Postar um comentário