terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Desintoxicando o organismo com alimentos purificadores


Está acabando o ano e, geralmente, as pessoas fazem balanços sobre a vida. As reclamações frequentes sempre se referem à rotina alimentar e preparação física. O típico “Não! Ano que vem serei uma nova pessoa” é promessa certa na hora da virada... E mais 365 dias se passam... 
 
Para ajudar nesta decisão de mudar o estilo de vida é necessário ter consciência de como a alimentação adequada é fundamental neste processo de mudanças. Existem alimentos que, segundo estudos, possuem toxinas que podem ser definidas como qualquer substância que leva à irritação ou cria um efeito negativo no organismo, gerando mau funcionamento, redução da vitalidade e alteração no metabolismo.
 
 


Somos diariamente expostos a diversas toxinas presentes em alimentos agrotóxicos, substâncias químicas, meio ambiente e outros fatores, que iniciam o processo de destoxificação das células, principalmente no fígado e intestino possibilitando a eliminação desses agentes danosos ao corpo. E por isso é importante neste processo ter a influência de uma nutrição adequada, consumindo frutas, legumes e verduras que contem fitonutrientes que irão ajudar diretamente na destoxificação.

Então, vamos aos alimentos purificadores, ou seja, aqueles que deverão estar presentes em sua rotina alimentar para ajudar na diminuição dos efeitos nocivos dessas toxinas?


1. Inclua na salada vegetal o grupo das brássicas representadas pelo repolho, couve-flor, rabanete, agrião, couve-de-bruxelas, brócolis, nabo, mostarda fresca. 
 
 
 2. Passe a adicionar o açafrão da terra ou curry em arroz integral, quinua e na sopa, aumentando a reparação do organismo.

3. Salpique alecrim nas preparações, rico em flavonóides e potente antioxidante.

4. Use sempre alho e cebola que possuem ação destoxificante e antiinflamatória.
 


5. Consuma chá verde ou hibiscus, que, além de acelerar o metabolismo, estimula a eliminação.

6. Pergunte ao nutricionista sobre aloe vera, indicado como protetor hepático e reparador do intestino. Um plano alimentar específico reduzirá ainda mais os danos causados por essas toxinas.

7. Para ajudar a acelerar o processo, faça drenagem linfática. Ela melhora a vitalidade, bom humor e beleza.
 
Crédito das fotos: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário