terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os malefícios dos refrigerantes


Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que os refrigerantes têm consumidores fieis aqui no Brasil - 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.

O refrigerante é rico em açúcar e aditivos químicos que podem fazer o organismo “solicitar” cada vez mais a sua ingestão e assim se tornar um constante na rotina, similar a um vicio. Além disso, a sua ingestão constante prejudica a absorção de outros nutrientes pelo organismo, inclusive de cálcio.

Nas versões zero o excesso de sódio, somado aos componentes químicos, são os grandes vilões da bebida. O sódio contido no refrigerante promove retenção de líquidos e inchaço. Quando consumido em excesso, mesmo na versão zero calorias, pode  provocar desidratação. 

O consumo de refrigerantes contribui para o aumento de peso, favorece a celulite (pois aumenta a inflamação), diminui a absorção de nutrientes, pode levar a doenças como diabetes, gastrite e outras, e também pode favorecer a queda de cabelo.

A melhor opção para trocar o refrigerante é sempre escolher bebidas naturais, como sucos sem adição de açúcar. A água de coco também ajuda a hidratar e, sempre que estiver com sede, prefira a água natural (ao menos dois litros por dia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário